Quer participar do melhor curso de sociologia da internet?

É importante ressaltar antes de qualquer coisa que o modelo apresentado abaixo é apenas uma referência de plano de ensino sociologia, desenvolvido e aplicado na rede estadual paulista de educação.

Portanto, procure não copiar o conteúdo na íntegra, mas avaliar o que pode ou não auxiliar na elaboração de um plano específico que leve em consideração a proposta pedagógica de sua escola ou rede de ensino, a realidade social de seus alunos, o objetivo das aulas de sociologia e a melhor maneira de comunicar tudo isso.

Plano de ensino sociologia (modelo)

DISCIPLINA: Sociologia PROFESSOR(A): (Seu nome) SÉRIE: Xº – Ensino Médio

PROPOSTA PEDAGÓGICA DA UNIDADE ESCOLAR : Formar um aluno dinâmico, crítico, criativo, conhecedor de seu mundo, capaz de resolver problemas cotidianos, capaz de transformar a realidade na qual se insere, instrumentalizado para buscar informações, isto é, exerça de forma plena sua cidadania.

OBJETIVOS GERAIS DA ÁREA:
• Desnaturalização dos princípios éticos, estéticos, políticos e sociais;
• Desmistificar ideologias e estereótipos;
• Compreender manifestações culturais e segmentos sociais;
• Construir discursos através da análise crítica e científica sobre a realidade social;
• Comparar as diferenças de identidade social, cultural e política visando o exercício da cidadania;
• Contextualizar o processo histórico e social inerentes às problemáticas cotidianas;
• Entender as relações de poder e suas características; ____________________________________________________________________________________________________________

BLOCO DE CONTEÚDO E OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO ANO (Habilidades e Competências):

METODOLOGIA: (Atividades) A metodologia utilizada propõe encontrar um ponto de convergência entre elementos científicos, conceituais, pedagógicos e a realidade dos alunos, seus interesses pessoais, conhecimento prévio não-formal; interagindo signos a fim de atingir um interesse maior de participação e facilitar o processo de compreensão conceitual e transformação em habilidades, finalidade da proposta da unidade escolar e instituição estadual.

Dessa forma, busco criar uma variação semanal de apresentação teórica e atividades empíricas, estando em todo processo aberto à interatividade de todos os membros envolvidos, alunos, corpo docente, gestão e comunidade escolar:

Primeira semana: Aula expositiva com apresentação do processo histórico e social, conceitos, autores, literatura própria das ciências sociais e recomendação objetos interdisciplinares com tópicos diretrizes, exemplos que buscam aproximar da realidade dos alunos e exercícios de fixação.
Segunda semana: Atividades dinâmicas que visem maior participação dos alunos, aprofundamento no conteúdo e transformação dos conceitos em habilidades. Essas atividades possuem cunho interdisciplinar e multicultural.
____________________________________________________________________________________________________________

RECURSOS: (Humanos/Materiais) Seleção de filmes, recomendação de livros disponíveis na biblioteca da escola, livro didático da disciplina, exercícios e atividades elaboradas pelo professor para aplicação específica nas turmas, recomendação musical e teatral, aplicativos de smartphone, além do esforço vocal do professor.Quer aprofundar seus conhecimentos em sociologia? ____________________________________________________________________________________________________________

AVALIAÇÃO (Critérios e Instrumentos): Avaliar capacidade de compreensão plena dos conceitos trabalhados dentro do cronograma de conteúdos previstos interpretando o universo simbólico e dinâmico que o cerca, interagindo com elementos do seu cotidiano e de interesses pessoais e pedagógicos e se expressando de forma crítica e criativa.

Esses critérios só podem ser atingidos observando atentamente a participação de cada aluno ao longo das aulas expositivas dentro de suas peculiaridades e utilizando ferramentas variadas para definir uma métrica capaz de julgar esse nível de compreensão, expressão e interação como realizações de questões de níveis e formatos variados, produção textual, debates, análise cinematográfica e literária, expressão artística e cultural através de aplicativos de uso comum a turma.
____________________________________________________________________________________________________________

OBS. – (PROJETOS):
• Sociologia e cinema: Projeto que visa apresentar o cinema como campo de análise para compreender os conceitos desenvolvidos nas aulas.
• Sociologia em foco: Expressão artística por meio da fotografia acerca dos temas trabalhados em na disciplina publicados no instagram.
• Sociologia em cena: Elaboração de vídeos de 1 minuto através do smartphone e publicados no youtube.
____________________________________________________________________________________________________________

Compartilhem com os colegas professores e comente o que faz de diferente, vamos expandir o conhecimento e experiências!

Planejamento estratégico digital, coach digital, melhor escritório de arquitetura e design de interiores sjc, Melhor loja de acessórios femininos, sociologia da educação, arquiteta em são josé dos campos, Coach fitness