Quer participar do melhor curso de sociologia da internet?

Trabalhar com cinema como instrumento pedagógico é algo interessante em todas as disciplinas, na sociologia, ciência mais recente em sala sala de aula, essa interdisciplinaridade é perfeita!

O cinema permite compreender de forma mais assertiva os conceitos debatidos em sala de aula e apresentado aos alunos, algo que pode ser complicado na dinâmica do dia-a-dia.

Para saber mais sobre o uso do cinema em aula, confira nossa outra matéria: Sociologia e cinema: uma combinação perfeita.

Ficha técnica do filme

Vamos então à ficha técnica de filmes que elaboramos para vocês. Esse modelo é um padrão que pode ser utilizado em qualquer tipo ou gênero cinematográfico.

No entanto, é importante ressaltar que essa é apenas uma diretriz, podendo ser alterada conforme suas especificidades.

A ideia é que possamos facilitar de maneira sistemática a compreensão do filme direcionando para o conteúdo apreendido na disciplina e as habilidades desenvolvidas para vida pessoal dos alunos.

Cabeçalho

Para facilitar a organização, sugerimos a classificação das fichas através de um cabeçalho básico com informações básicas sobre o filme.

  • Título
  • Diretor
  • Atores principais
  • Gênero
  • Ano
  • Nacionalidade

Enredo

Descreva de forma resumida a série de acontecimentos apresentados na história

Tema central

Defina de maneira sucinta o objetivo central da película.

Contexto

Descreva o contexto relevante (histórico, social, político, econômico) apresentado e o contexto de produção do filme.

Motivação dramática

O que motiva o personagem principal?

Cena de maior destaque.

Qual a cena que mais te marcou? Justifique.

Temas abordados

Cite algumas tags sobre os principais assuntos abordados no filme.

Não compreendeu algum elemento?

Apresente os elementos e cenas difíceis de compreender.

Fatos verossimeis e fatos fictícios.

Descreva alguns acontecimentos coerentes e fiéis com a realidade e outros que são menos realistas.

Qual a contribuição do filme para a disciplina?

Discorra sobre a importância de assistir o filme para compreender conceitos específicos da disciplina que na dinâmica do dia-a-dia pode ser um pouco mais complicado.

Quais os valores que o filme agrega em sua vida?

Conte um pouco sobre sobre as lições que aprendeu e como elas podem ajudar a ver o mundo em uma nova perspectiva.

Quer aprofundar seus conhecimentos em sociologia?

Comentários

Expresse livremente suas considerações finais.

Avaliação Cinematográfica

Essa última etapa pode ser um pouquinho complicada para nós, afinal, apesar do intertexto, das inúmeras possibilidades… Somos professores de sociologia, não de cinema.

A intenção é captar maior interatividade e sensibilidade dos alunos com o filme, tendo a possibilidade de avaliar o mesmo com notas de 0 a 10.

No entanto, é preciso cuidado para que essa avaliação seja justa com a produção da película e não com os gostos pessoais de cada indivíduo. Para isso é preciso critérios bem definidos.

Separamos algumas categorias que podem ser observadas, você pode utilizar todas ou selecionar as que julgar mais importante.

  • Cenário
  • Efeitos
  • Trilha
  • Montagem
  • Roteiro
  • Direção
  • Interpretação
  • Entretenimento
  • Coerência
  • Fotografia
  • Geral

Esperamos que tenha gostado da ideia e que tenha contribuído para sair com maior direcionamento em seu próximo projeto com filme.

Se você acompanhou a proposta até aqui, então vamos facilitar sua vida, no link abaixo criamos uma planilha em excel com a ficha completa, agora você pode ir direto para prática.

Ficha de filme padrão – Sociologia e cinema

Compartilhe com seus amigos professores ou coordenadores da área da educação.

Conte pra nós sua experiência, as escolas são ambientes de heterogeneidade, você pode contribuir com outros colegas de profissão!

Planejamento estratégico digital, coach digital, melhor escritório de arquitetura e design de interiores sjc, Melhor loja de acessórios femininos, sociologia da educação, arquiteta em são josé dos campos, Coach fitness